miércoles, 2 de marzo de 2016

Pastores, líderes ou guias?



Hebreus 13. 17
Sede submissos e obedecei aos que vos guiam {pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta}. Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto. (Versão Católica).
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque eles vigiam por vossas almas, como aqueles que haverão de dar conta; para que o façam com alegria, e não gemendo; porque isto no lhe é útil. (Reina Valera. Traduzido do Espanhol).
Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros. (BKJ).
Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (JFA).
No grego original da Bíblia aparece ἡγουμένοις que traduzido é Líder mais que guia, porém, este vocábulo em português descreve parte da liderança.
Pastorear significa apascentar. A palavra pastoreio se relaciona mais especificamente a ovelhas, pelo que, ao falarmos em pastoreio falamos de apascentar iguais. Enquanto que apascentar se refere ao pastor, o líder ou guia.
Segundo Jesus não é mal pretender ser o líder de um grupo ou comunidade, mas sem a característica do mundo de dominação, e sim no intuito de servir.
Por tanto, o texto nos fala de um presbitério de apascentadores de ovelhas que guiam e lideram, e também vigiam as almas das ovelhas humanas “como se” haverão de dar conta delas, ou certamente prestarão contas delas e não por elas.
Outro detalhe que não podemos deixar de mencionar é que, como se refere a um presbitério de mais de um pastor pastoreando um mesmo rebanho em cada cidade, todos os atributos deste texto foram destinados à IGREJA LOCAL UNIDA, não às denominações, por tanto, a autoridade é divinamente delegada e se deve respeitar obedientemente.
No Novo Testamento “obediência” refere à obediência irrestrita, e “sujeição” à obediência restrita a que a “autoridade” que tenhamos seja de fato genuinamente estabelecida por Jesus, e esteja no seu devido lugar agindo como deve, e também sob autoridade.  

Tito Berry

No hay comentarios:

Publicar un comentario